1/1
Nova unidade básica de saúde
no Jardins Mangueiral
​Brasília, Maio/Junho de 2021
ASCOM J. Botânico

O primeiro equipamento público de saúde construído no Jardins Mangueiral foi inaugurado na sexta-feira (14). A Unidade Básica de Saúde (UBS) nº 1, localizada na Praça de Atividades 2, vai atender cerca de 20 mil pessoas. São 25 salas, entre consultórios, espaço para coleta, medicação, triagem e vacinação, com previsão de cinco equipes de Saúde da Família completas.

Cada grupo terá odontólogos, além de profissionais que atenderão crianças, gestantes, hipertensos e diabéticos. O investimento foi de R$ 2,9 milhões, inclusive de emendas parlamentares da deputada Júlia Lucy. Na obra, foram gerados dezenas de oportunidades de emprego.

1/1

Durante a inauguração da UBS, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, agradeceu aos órgãos do poder Executivo local e aos parlamentares presentes pelo trabalho integrado. “Fizeram um condomínio lindíssimo aqui, mas esqueceram que as pessoas precisam de infraestrutura, de saúde, de educação, de creche, de atenção”, disse ao destacar a importância da unidade de saúde para a comunidade local. “A UBS que está sendo entregue hoje era uma reivindicação muito antiga da comunidade. Tenho certeza que vai melhorar a qualidade de vida das pessoas”.

Também participaram do evento o secretário José Humberto (Governo); os administradores Alan Valim (São Sebastião) e Antônio de Pádua (Jardim Botânico); os deputados distritais Jorge Viana, Daniel Donizete e Júlia Lucy e a deputada federal Celina Leão.

Nas unidades básicas de saúde, são oferecidos desde exames, consultas e acompanhamentos médicos até a entrega de medicamentos, a troca de curativos e a aplicação de vacinas. O serviço serve também para desafogar a procura dos doentes pelos hospitais, já que trata de casos simples e preventivos, e faz a primeira abordagem de pacientes com sintomas de covid-19.

No DF, as UBSs funcionam de segunda a sexta-feira em horários diferentes, a depender das unidades, mas comumente em horário comercial. Esses espaços estão disponíveis para o público nas faixas das 7h às 17h, das 7h às 19h e das 7h às 22h – este último caso é chamado de horário estendido.

1/1

© 2021 Jornal Lago Notícias, de Brasília - Todos os direitos reservados.