1/4
Quer sua horta ou jardim sempre bonitos?
​Brasília, Abril/Maio de 2021
.

Você sabia que, de modo geral, os vegetais são constituídos por 85% de água? Sim, grande parte do peso de uma planta é água, elemento fundamental para o deslocamento dos nutrientes, resfriamento da folha, realização da fotossíntese das plantas, além de inúmeras outras funções primordiais para o seu desenvolvimento.

 

Com a chegada do verão, suprir a demanda de água das plantas é essencial para que elas possam expressar toda a sua beleza. Conheça algumas dicas de irrigação para você cuidar da sua horta ou jardim:

press to zoom

press to zoom
1/1
  • Horário: Procure irrigar nos horários com menor intensidade de sol (pela manhã ou final da tarde). Porém, é importante que as condições climáticas sejam suficientes para secar a folha após a irrigação, para que ela não fique molhada por um longo período, o que facilitaria o surgimento de doenças.

  • Quanto irrigarIrrigue em abundância, mas é importante que a água infiltre. Isso promoverá maior desenvolvimento de raízes em profundidade e maior absorção de nutrientes. Atenção para exceções, como cactos e suculentas, que precisam de menos água.

  • Onde irrigarIrrigue no entorno do tronco, molhando a área de projeção da copa como um todo. Irrigar somente em um local ou em superfície, fará com que as raízes cresçam somente naquela região, ficando menos resistentes a longos períodos de seca.

  • Seja eficienteQuando possível, utilize sistemas de irrigação localizados. Desta forma, é possível reduzir as perdas pela evaporação e o surgimento de doenças nas folhas.

  • Um simples truque: Utilizar cobertura morta (folhas secas, grama seca, cascas e outros materiais) sobre o solo ajuda a reduzir as perdas de água por evaporação e controlar plantas invasoras.

1/1