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Como estão seus hábitos e estilo de vida nestes tempos?
Brasília, Março de 2021
Drª Gianna Testa | Médica Psiquiatra

“Um estilo de vida não saudável dobra a chance de as pessoas terem ansiedade na pandemia”, é a conclusão de um estudo do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) em parceria com a Fiocruz e as universidades de Valencia, da Espanha, e McMaster, do Canadá.

 

Para os trabalhadores essenciais, um estilo de vida não saudável aumentou em oito vezes a chance de ter depressão e ansiedade ao mesmo tempo durante a pandemia.

 

O isolamento social diminuiu o tempo ao ar livre, reduziu a frequência nas atividades físicas, aumentou o tempo na frente das telas e a tendência em alimentar-se em excesso ou de forma não saudável. Como consequência, estamos vendo aumentar problemas cardiometabolicos e na saúde mental.

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A pesquisa mostrou em números algo que parece obvio, porem difícil de colocarmos em prática nestes tempos, não é? Então confere aí e sempre é bom lembrar e reforçar o que é um estilo de vida saudável:

  • Uma boa alimentação: opte por comidas caseiras, tenha um prato colorido (vegetais, grãos, frutas e legumes), evite o excesso de sal, fast-foods, alimentos pré-prontos e ultraprocessados (congelados como pizza, batata frita, empanados em geral, enlatados, bolachinhas);

  • Não abuse de drogas, bebidas alcoólicas e cigarros. E não as use para lidar com as suas emoções;

  • Faça atividade física regularmente pelo menos meia hora por dia: você pode optar por exercícios em casa, como yoga, ou escolher lugares arejados e sem aglomeração para fazer uma caminhada, uma corrida ou andar de bicicleta (sempre com máscara);

  • Maneje o seu estresse, cuide de si mesmo, encontre tempo para relaxar, procure um novo hobbie, faça meditação; 

  • Procure dormir bem: acordar e dormir no mesmo horário sempre, evitar dispositivos eletrônicos no ambiente e no horário de dormir;

  • Conecte-se com pessoas que são do seu círculo familiar ou de amizades. Mesmo que remotamente, procure continuar presente, participando de aniversários ou bate-papos, construindo uma rede de apoio;

  • Mantenha os sonhos, projetos, metas em alta, reflita sobre o seu proposito de vida;

  • Por fim, siga as orientações básicas de cuidados de higiene, como usar máscara, evitar aglomerações sociais e lavar bem as mãos com frequência ou higienizá-las ou álcool gel 70%.

Que tal refletir sobre o que você está precisando melhorar aí nesta lista? Tenho falado muito em minhas consultas para meus pacientes que precisamos ser proativos e estarmos atentos no cuidado com a nossa saúde! Se estiver difícil colocar em pratica estas dicas, ou se você não estiver bem, procure  ajuda de um profissional de saúde mental...

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