1/1
A pandemia desafiando a saúde mental
Brasília, Fevereiro de 2021
Drª Gianna Testa | Médica Psiquiatra

Há um ano, quando começamos a pandemia do Covid-19, li um livro chamado “Psychiatry of pandemics”, que alerta para o comportamento das pessoas durante uma pandemia. Além disso, outras pandemias na história mostram que o tempo de duração médio deste tipo de evento seria de 2 a 3 anos.

Mesmo assim, é difícil vivenciar na pratica, ne? Os desafios são diferentes para cada um, mas apesar disto, podemos dizer que podemos nos surpreender com a gente mesmo, com a nossa capacidade de flexibilidade e adaptação.

É claro que tem dias que são meio desesperadores: as restrições, lutos, perdas, indefinições políticas, medos em relação a doença... Ganham uma proporção enorme dentro da gente, levando a uma sensação de estar sem saída, de pânico e tristeza.

1/1

Mas é preciso encarar estes dias, deixar vir estes sentimentos, olhar para estes medos, tristezas, e perceber o quanto podemos conhecer dentro da gente uma força e capacidade de superação novas.

É claro que muitos de nós precisamos de ajuda de amigos, familiares ou de profissionais, mas o trabalho é individual, cada um com seu deserto a atravessar, refletindo qual o seu papel neste momento tão ímpar de nosso planeta.

E tudo bem procurar ajuda, ter coragem para mudar, evoluir, e buscar o seu equilíbrio!

Uma dica importante neste processo é ser proativo e criativo nas atividades que te façam bem, que você sinta que te reequilibre. Para quase todo mundo: manter os contatos sociais e a mente ativa, praticar uma atividade solidaria, rezar, cuidar da alimentação, relaxar, movimentar-se na medida do possível...

Mas qual a sua maneira única de se equilibrar? Aquela que ajuda e permite que você sinta a força necessária dentro de você para enfrentar o que ainda está por vir? Esperando o melhor, mas preparado para o pior?

Dica de leitura: https://www.guiasaudemental.com.br/

 

(Um guia escrito por psiquiatras para ajudar neste momento).

1/1

© 2021 Jornal Lago Notícias, de Brasília - Todos os direitos reservados.