1/2
Brasília, Janeiro de 2021
O verde e suas muitas possibilidades

Plantas podem ser excelentes opções para fugir da rigidez do concreto de muros, cada vez mais altos, e também para tornar pergolados mais belos, realçando a iluminação natural do ambiente e deixando-os com ares de contemporaneidade. A paisagista Erly Hooper dá algumas dicas de plantas ideais para essas duas situações e observa os cuidados necessários.

Por Erly Hooper

press to zoom

press to zoom
1/1

Segundo Erly, plantas e flores trazem leveza aos muros, além de ter outras vantagens: os gastos com reparos diminuem e, como estão cobertos, os muros deixam de ser alvo de pichações. Caso haja necessidade de restaurações, a profissional aconselha uma poda drástica, mas tranquiliza: “Não é preciso se preocupar com isso. A poda fará com que a planta cresça ainda mais saudável e bonita”.

As trepadeiras são ideais para cobrir muros, no entanto, outras plantas também não são descartadas. “É possível usar outras espécies como aspargos, peperômia, e renda francesa - que ainda permitem a criação de um muro verde, com tons diferentes”, ensina a paisagista.

Já para os pergolados, as trepadeiras também aparecem como primeira opção. “Existem inúmeras trepadeiras que florescem em épocas diferentes. Sendo assim, para esse tipo de projeto, é ideal, então, usar tipos diversos de trepadeiras, assim, o pergolado ficará florido durante todo o ano e muito criativo”, aconselha Erly.

Com relação à manutenção, as plantas de muro e pergolado devem ser podadas pelo menos duas vezes ao ano. “Para mantê-las sempre bonitas e verdinhas os cuidados são os mesmos de uma planta normal, ou seja, irrigação diária e adubação”, salienta a paisagista. Ela ainda lembra que “para que a trepadeira suba no pergolado é preciso tutorá-la com um fio de nylon”.

 

Basta seguir as dicas para ter muros bonitos e mais originais, além de pergolados mais requintados. Para ter melhores resultados, o ideal é sempre contar com ajuda e experiência de um profissional da área.

1/1