1/2
​Brasília, Janeiro de 2021
Conhecimento com
uma gestão prática
GESTÃO & DETERMINAÇÃO  |  ​Dr. Agnelo C. Fernandes, Assessor jurídico e empresarial

Caro leitor, nesta vida ninguém sabe tudo, - mas louco é quem despreza o conhecimento e desiste de lutar para aprender tudo que precisar, para atingir os seus objetivos e viver com dignidade sem depender de ninguém. Portanto, quando você pensar em desistir dos seus sonhos e de lutar para transformá-los em realidade, esqueça de pensar.

Hoje quando visualizamos os quatro cantos e recantos do Brasil, lembramos e relembramos do “profeta” Platão quando dizia há mais de trezentos anos antes de Cristo – “os escravos acabam se acostumando com tal situação, que lutam com todas as forças para não perde-la” Portanto, nada mais triste de que a tristeza de alguém que se transforma em escravo da sua própria ignorância e ainda celebra como se fosse uma vitória.

Dentro da realidade do nosso país, muitos são os gestores que vivem fazendo papel de bombeiro, isto é, apagando fogo ou tentando reinventando a roda, simplesmente, porque não são capazes de detectarem o ativo de conhecimento da sua empresa e dos seus colaboradores, para usá-lo com habilidade e estratégia para solucionar os problemas. Assim sendo, o bom gestor precisa ser um verdadeiro caçador de talentos e processador de informações e um construtor de conhecimento.

A perspicácia e a estratégia são imprescindíveis no exercício da gestão prática do conhecimento, e de quaisquer outros tipos de gestões; - pois formam a coluna vertebral do próprio conhecimento e a base angular para tomada de quaisquer decisões. Assim sendo, sem perspicácia e estratégia, o conhecimento andará de muleta e nunca alcançará os seus objetivos.

A empresa então, precisa aprender a arte de aprender com os seus colaboradores, clientes e fornecedores e concorrentes, - em caso contrário, os seus conhecimentos serão superados e os seus dias contados. Isto posto, vale lembrar que, assim como a empresa precisa aprender a processar informações para construir conhecimento, precisa também aprender a processar os seus erros e rever os seus conceitos, para aprender a arte de aprender a fazer a coisa certa, para evitar prejuízos irreparáveis e perda de tempo.

1/2