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​Brasília, Dezembro de 2020
Melhorando a postura com exercícios e bons hábitos
CORPO EM MOVIMENTO  |  Com Tom Mendes, Personal Trainer e Consultor (Cref-DF/G:00081)

A postura corporal é determinada por uma gama de fatores e ações de elementos anatômicos, entre eles os músculos eretores da coluna que junto com outros músculos auxiliam na obtenção da postura correta.

Para uma boa postura, o importante é entender que a musculatura do core (centro de força do corpo) deve estar sadia e forte, tendo as suas finalidades respeitadas, tais como: suporte aos órgãos abdominais(vísceras) além dos próprios músculos internos e externos da região torácica e cervical. Os músculos do core, quando fortalecidos e acionados de forma correta dão suporte para a coluna e quadris evitando o estresse nessa região, além de joelhos e tornozelos

Na má postura, o conceito é inverso, causando um gasto excessivo para se manter, gerando um desequilíbrio muscular e uma possível dor.

A falta de atividade física está diretamente ligada ao enfraquecimento, perda e manutenção da massa magra (músculos), principalmente no abdome e nos músculos eretores da coluna acarretando uma perda no diâmetro muscular.

Se exercitar continua sendo a melhor forma para evitar problemas posturais e usar o exercício físico como recurso terapêutico para prevenção e dor lombar é o recomendado pelos profissionais que deverão auxiliar os seus alunos num trabalho de fortalecimento muscular na região torácica, cervical e lombar.

Segue alguns exemplos de exercícios para fortalecimento do core: abdominal supra (superiores), prancha, ponte, abdominal oblíquo, extensão posterior da coluna e abdominal infra (inferiores).

A prevenção ainda é o melhor remédio portanto, se cuidem e aproveitem as festas natalinas, a chegada do novo ano e as merecidas férias. Que o ano de 2021 seja repleto de esperança, saúde, paz e sabedoria para todos.

Fonte: Professor Francisco Pinto

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