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Brasília, Novembro de 2020
Benefícios da caminhada para o corpo e a mente
CORPO EM MOVIMENTO  |  Com Tom Mendes, Personal Trainer e Consultor (Cref-DF/G:00081)

O sedentarismo é um dos maiores problemas de saúde pública no Brasil e no mundo, que leva a uma grande incidência de doenças e mortalidades. Para evitar o risco de sofrer com essas doenças a solução é a prática de exercícios físicos, pois este hábito traz inúmeros benefícios a saúde.

Qual a atividade mais fácil de praticar do que uma simples caminhada? Ela não exige habilidade, é barata, não tem restrição a idade, pode ser feita a qualquer hora do dia e até mesmo em casa caso tenha uma esteira. Além da melhora do condicionamento físico, as vantagens de caminhar para saúde do corpo e da mente são muitas, e comprovadas pela ciência. Vamos mostrar alguns benefícios que esta prática proporciona:

  • Protege contra infartos e derrames: a caminhada mantém a saúde protegida das doenças cardiovasculares: os vasos ficam mais elásticos e mais propícios a se dilatarem quando há alguma obstrução. Isso impede que as artérias parem de transportar sangue ou entupam, segundo o fisiologista Paulo Correa, da Unifesp;
     

  • Aumenta a sensação de bem estar: De acordo com um estudo da Universidade de Essex, no Reino Unido, caminhar pelos parques, jardins , em áreas verdes, pode melhorar significativamente a saúde mental, trazendo benefícios para o humor e a autoestima;
     

  • Deixa o cérebro mais saudável: Caminhar diariamente é um ótimo exercício para deixar o corpo em forma, melhorar a saúde e retardar o envelhecimento. Um novo estudo da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos mostra que este efeito antienvelhecimento do exercício pode ser possível também em relação ao cérebro, ao aumentar seus circuitos e reduzir os riscos de memória e de atenção. Os estímulos que recebemos quando caminhamos aumenta a nossa coordenação e fazem com que nosso cérebro seja capaz de responder a cada vez mais estímulos, sejam eles visuais, táteis, olfativos e sonoros;
     

  • Melhora a circulação: Um estudo feito pela USP, de Ribeirão Preto, provou que caminhar durante 40 minutos, é capaz de reduzir a pressão arterial durante 24 horas após o término do exercício. Isso acontece porque durante a prática do exercício , o fluxo de sangue aumenta, levando os vasos sanguíneos a se expandirem diminuindo a pressão arterial. Além disso, o sangue fica mais oxigenado, devido ao maior bombeamento de sangue para o pulmão. Somado a isso, a caminhada também faz as artérias, veias e vasos capilares se dilatarem, tornando o transporte de oxigênio mais eficiente nas partes periféricas do organismo, como braços e pernas, explica o fisiologista Paulo Correia.

Com tantos benefícios, vamos começar o ano com determinação, foco e objetivo, visando a melhora do nosso corpo e mente.

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