1/3
A incômoda 
dor nas costas
Brasília, Junho de 2020
CORPO EM MOVIMENTO  |  Com Tom Mendes, Personal Trainer e Consultor (Cref-DF/G:00081)

Uma quantidade considerável de pessoas sofre de dor persistente nas costas e necessitam de uma investigação cuidadosa para descobrir a causa. Identificada a causa, pode-se planejar um programa de tratamento apropriado.


As causas mais comuns da dor crônica nas costas são os problemas mecânicos. Contudo, para uma parcela de pessoas, a dor é resultado de doenças inflamatórias, falta de fortalecimento abdominal e dos músculos paravertebrais, doenças ósseas, entre outras.


Sem os cuidados necessários, certos movimentos e uma postura inadequada podem agravar sintomas de pessoas que sofrem de dores constantes nas costas.


O passo inicial seria a procura por um médico especialista, que faria um exame clínico e dependendo do caso, indicaria um Raio X da coluna ou a ressonância magnética ou até mesmo a tomografia computadorizada, que muitas vezes revelam sinais de alteração por envelhecimento nos discos intervertebrais e articulações facetarias, que é bastante comum nas pessoas mais velhas e até mesmo problemas mais sérios como discos rompidos ou com prolapso.


Com o diagnóstico em mãos, vários tratamentos podem ser indicados, desde um programa especial de exercícios, terapia medicamentosa, acupuntura e em último caso, a cirurgia. Lembre sempre de fazer também a sua parte, ou seja, mantenha uma postura correta, adequada e procure adquirir uma consciência corporal no seu dia a dia, e assim poderá evitar ou retardar esses incômodos.

© 2020 Jornal Lago Notícias, de Brasília - Todos os direitos reservados.