


Adeus aos maus hábitos

CORPO EM MOVIMENTO | Com Tom Mendes, Personal Trainer e Consultor (Cref-DF/G:00081)
Como anda a prática de exercícios físicos em sua vida? E o controle alimentar? Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) 1,9 milhões de pessoas morrem todos os anos no mundo devido às doenças decorrentes do sedentarismo.
Não pense que praticar exercícios e reeducar a alimentação será uma tortura para você. Veja isto como um grande investimento, ou melhor, o maior dos investimentos em sua vida. Existe bem mais valioso do que um corpo e uma mente saudável?
Imagem: Internet
Uma pesquisa feita pela Universidade de Oslo (Noruega), que acompanhou mais de cinco mil pessoas durante vinte anos, concluiu que fumar, comer vegetais e frutas menos de três vezes por dia, beber demais (mais de três doses diárias para homens e mais de duas doses diárias para mulheres) e fazer menos de duas horas de exercícios por semana pode envelhecer uma pessoa em até doze anos.
Saiba que, praticar exercícios físicos não é bom apenas para a saúde dos ossos, coração e músculos, mas também para o cérebro. Exercício físico mantém o sangue fluindo para o órgão e faz surgir novas células nervosas. Também diminuem o risco de doenças cardiovasculares, que podem danificar funções cerebrais. Ajudam a evitar lapsos de memória, demências e favorecem ganhos cognitivos. Segundo o psiquiatra John Rafey, com um simples programa de exercícios realizados três a quatro vezes por semana, a demência pode ser retardada em até 15 anos. Precisa de mais algum motivo para convencê-lo? Vamos deixar de lado a preguiça, o desânimo e começar já um programa de exercícios. Sua qualidade de vida e seu bem estar ficarão nas alturas.
Fonte: Universidade de Oslo (Noruega)