1/2
Movimento em bares e restaurantes 
cai, mas delivery aumenta

Associação cria selo que identifica quem aderiu às medidas preventivas

Por Pedro Peduzzi - Agência Brasil/Brasília

O medo de contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19) já está afetando o movimento de bares e restaurantes no país. E os pedidos de refeições para serem entregues nas residências, por meio do serviço de delivery, estão aumentando. Em meio a esse cenário, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) desenvolveu o selo Restaurante Responsável, que identifica estabelecimentos que aderiram às medidas preventivas de combate ao vírus transmissor da doença Covid-19.


“O setor de alimentação fora do lar já começou a ser impactado pelos efeitos da disseminação do coronavírus, mas a média do Brasil ainda não chega a 15% de queda”, disse à Agência Brasil o presidente da Abrasel, Paulo Solmuccci.


Ele ressalta que esse número varia de cada localidade, e que estabelecimentos de shopping centers têm apresentado uma queda maior. “Entendemos que a queda de faturamento acontecerá, e acreditamos que vai se estabilizar em torno de 30%”, acrescentou. Na avaliação de Solmuccci, a queda que já está contabilizada pelo setor está ocorrendo de forma espontânea pela própria população, como forma de se precaver da doença. “Isso mostra a consciência da população brasileira”, disse.

Boas práticas

“O setor de bares e restaurantes sempre esteve bem preparado para lidar com questões de bactérias e vírus. Isso é uma coisa comum do nosso dia a dia, que chamamos de boas práticas de manipulação de alimentos”, explica Solmucci.


A fim de dar segurança aos frequentadores desses tipos de estabelecimentos, a Abrasel tem desenvolvido uma série de ações visando dar, a seus associados, informações sobre as “melhores práticas do mundo”, bem como medidas relacionadas ao enfrentamento do novo vírus. “Boas práticas certamente darão uma segurança enorme a nossos clientes”, explica o dirigente da Abrasel. 

Selo, guia e cartilha

Uma outra medida que está sendo implementada por algumas de suas associadas é a criação do selo Restaurante Responsável. De acordo com a Abrasel, esse selo foi desenvolvido no Paraná, mas já está sendo replicado em Goiás, Ceará, Rondônia e no Distrito Federal. Piauí e Minas Gerais estão em vias de produzi-lo. A Abrasel informou que está instruindo toda sua base a fazer o mesmo. Estabelecimentos interessados em baixar e imprimir as duas publicações podem fazê-lo por meio do site da Abrasel.

© 2020 Jornal Lago Notícias, de Brasília - Todos os direitos reservados.